quarta-feira, 25 de abril de 2007

"Dia da Liberdade"


Pela madrugada do dia 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas inicia o derrube do Governo de Marcello Caetano. Os tanques ocuparam as principais praças da Capital do Poder.
Assim num só dia o regime que vingava Portugal desde 1926, foi derrubado perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este acontecimento é assim chamado da Revolução dos Cravos. O 25 de Abril foi um acordar de um sonho que muitos portugueses tiveram, foi a viragem na história do país: a liberdade, a democracia e a expressão de opiniões públicas, até antes proibidas em Portugal. Mas é uma pena este acontecimento não ter estado fortemente estruturado, com objectivos claros e bem delineados para governar o país no pós-revolução causando desorganização governamental que ainda hoje pagamos essa factura.

Tenho pena que esta nova geração se esqueça frequentemente deste facto, da ruptura do regime fascista, a opressão e a independência intelectual de um povo, acaba assim por desvalorizar os sacrifícios feitos na geração anterior.

( Este acontecimento foi o fim de uma ditadura e o inicio da corrupção em larga escala! )

VIVA A LIBERDADE!!

2 comentários:

Anônimo disse...

um pós-revolução liderado por pessoas e não homens. muita vontade, pouca cabeça. lá surgiu a corrupção e lá se criou a imagem do nosso portugal.
viva a liberdade, viva as consecutivas crises! viva todos os casos de corrupcao! viva todos os escandalos! viva as nossas infra-estruturas! viva as nossas estradas! viva os nossos municipios degradados! viva os demais casos de injustiça!
sabes, nem tudo são coisas más. continuamos a ter praias (por enquanto); temos tambem Sol. e Praias.. e sol e.. ouvi dizer que também temos praias boas com sol.
tenho um bixinho nacionalista que diz "portugues para sempre" mas secalhar se uns tais de Filipes tivessem continuado no poder à umas centenas atraz não estaria aqui a escrever tantos vivas!

toma. o meu primeiro comentário.
embora o Portugal seja o cu da europa. já fomos a cabeça!
já não é mau de todo. ainda ha coisas positivas. ainda há gente a vingar.

Anônimo disse...

Viva ao 25 de Abril =D ao dizer isto assim, parece que nem sei o que é nem o que representa xD mas sei, muita coisa mudou, e muita para melhor, nem tudo é mau!!
Temos coisas que acontecem que sao inadmissíveis para um País que se diz de 3ª, mas pronto. Vamos ver aonde nos leva esta Nova Geração! Quer dizer, não é ficar a ver, é participar para que dê frutos!!!